Weby shortcut
ChegadeAssedio

PROFESSOR DA UFG É DEMITIDO POR ASSÉDIO SEXUAL

No dia 14/06/2018, conforme portaria publicado no Diário Oficial, um professor foi demitido da Universidade Federal de Goiás em virtude de assédio sexual. No ano de 2012, 4 estudantes da pós-graduação, após sucessivos assédios do referido professor se juntaram e denunciaram o caso à universidade. Foi realizado um processo administrativo que comprovou (por meio de provas) os assédios. Assim, por indicação da comissão do processo administrativo a reitoria decidiu pela demissão do acusado.


20/06/2018

Nos últimos anos, o número de denúncias de assédio sexual tem aumentado na UFG. Além das denúncias feitas contra o professor Rogério Elias Rabelo, da Regional Jataí, outros professores também tem sido denunciados em todas as regionais. No dia 14/06/2018, conforme portaria publicado no Diário Oficial, um professor foi demitido da Universidade Federal de Goiás em virtude de assédio sexual. No ano de 2012, 4 estudantes da pós-graduação, após sucessivos assédios do referido professor se juntaram e denunciaram o caso à universidade. Foi realizado um processo administrativo que comprovou (por meio de provas) os assédios. Assim, por indicação da comissão do processo administrativo a reitoria decidiu pela demissão do acusado.


A UFG instituiu em 2017 uma Comissão Permanente para Acompanhamento de Denúncias e de Processos Administrativos relacionados às questões de assedio moral, sexual e preconceitos. A medida veio com a série de denúncias que ocorreram no período, que resultaram em intervenção do MPF. A UFG então deu um passo histórico, adotando procedimentos específicos de escuta especializada para vítimas de violência sexual, tornando-se pioneira no Brasil.
As denúncias rompem com anos de silenciamento e foi possível porque meninas/mulheres criaram forças e grupos feministas se mobilizaram para cessar anos de impunidade.


"Sozinha ando bem, mas juntas andamos melhor"

 

Via SINT-IFESgo

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
DemissãoUFG 187 Kb b7c2b6f4765389014f46f978bc78baa7
Listar Todas Voltar